Social Media: A Profissão do Futuro (Passo a Passo Para ter Sucesso Como Social Media)

Nessa loucura da internet redes sociais, você já deve ter conhecido ou ouvido falar sobre alguém que trabalha como social media. Ao juntar um raciocínio simples, deve ter pensado em alguém que cuide das redes sociais?

 

Com todo mundo possuindo pelo menos um perfil em alguma rede social, já imaginou a quantidade de informação que corre no Facebook ou Instagram? Se pessoas comuns se sentem obrigadas a estarem conectadas, imagine as empresas?

 

É nesse cenário que surge a profissão do social media e como esta pode ser importante para melhorar o relacionamento com os clientes. Além disso, este profissional pode ajudar a aumentar o alcance e as vendas.
 

Neste artigo iremos falar mais sobre esse cargo, o que faz o social media, situação do mercado e dicas.

 

O que é um social media?

O Social Media é o profissional responsável pelo planejamento, criação, postagem, interação e análise das redes sociais que administra. Por meio do social media e das mídias sociais é que as marcas realizam a comunicação, compartilham conteúdo e interagem com seu público.

 

Apesar de poder possuir diversas formações, são profissionais que vêm geralmente de cursos de comunicação, como jornalismo e publicidade. Há diversos cursos técnicos para a área, mas nenhuma graduação específica, como de marketing.

 

Ter a capacidade de se comunicar bem e de se adaptar rapidamente às mudanças e novidades constantes do mercado, também são qualidades procuradas em um bom social media.

 

Saber trabalhar sob pressão já é uma habilidade requisitada, mas também a habilidade de humanizar marcas e conteúdos publicitários. Muito provavelmente já deve ser uma capacidade desenvolvida por um social media

 

O que faz um social media, afinal?

O responsável pelas redes sociais deve produzir um conteúdo relevante, monitorar e analisar a repercussão e resultado destes materiais. Ele se preocupa em buscar o maior e melhor alcance para a marca ou empresa no qual está vinculado.

 

O Social Media pode trabalhar não apenas para empresas privadas, mas também para instituições e figuras públicas, políticos, ONG’s e até influencers digitais.

 

Dessa forma, normalmente você verá um social media fazendo planejamento dos tipos de conteúdo, horário ideal, frequência e para qual tipo de público. Para isso, ele já deve conhecer a idade, gênero e os interesse de cada um.

 

Como é possível ver, o social media é bem mais do que heavy user das mídias sociais, apesar de ser requisito o interesse intenso por tais. O profissional cronograma, produz, distribui conteúdo e produz até relatórios.

 

 

Criar e manter um cronograma de materiais interessantes demanda uma boa parte da rotina do social media. Geralmente é um trabalho que requisita criatividade, conhecimento técnico sobre design e textos apropriados para mais diversas mídias.

 

O profissional de mídias precisa trabalhar com imagens, vídeo, textos e o maior número de recursos possível para impulsionar o crescimento do nome ou marca que representa. Ele interage com o público, tira dúvidas e costuma inclusive tirar dessa interação algumas informações para a criação de postagens.

 

Apesar do destaque de plataformas como Facebook e Instagram, a visão do estrategista de mídia pode e deve expandir a presença da marca para outras. O LinKedIn e o Twitter, por exemplo ganharam e abriram muito espaço para diversas marcas.

 

Em todas as mídias sociais que se dispor representar a marca, o social media precisará entender também sobre monitoramento e medição de métricas. Baseado nesses dados gerados pelas próprias redes, é possível o impulsionamento de conteúdos e anúncios específicos e relevantes.

 

Alguns profissionais utilizam de programas de gerenciamento de redes sociais para possibilitar a análise de métricas das redes sociais.  Além de garantir a agilidade de respostas a comentários e mensagens privadas.

 

Para agilizar o trabalho dos profissionais da mídia, outras ferramentas também estão disponíveis, como: 

Entender também sobre ferramentas de otimização para motores de busca e aplicação de boas práticas para a redação web é um plus. Como por exemplo ortografiaestruturaçãoformatação, copywriting e escaneabilidade. 

 

O mercado para o Social Media

De pequenas empresas a empresas de grande porte, a maior parte delas já estão cativadas ao planejamento e monitoramento das redes. Grande parte das marcas já contam com um setor especializado e exclusivo para atender a essas demandas.

 

Há um mercado expansivo também para trabalhar como social media freelancer, que não exige vínculo empregatício com instituições. Há também níveis hierárquicos dentro desse nicho da gestão de mídias (conselheiro, head, CEO, diretor, gerente, coordenador, assistente, analista, supervisor e estagiário).

 

Da mesma forma, existem os sociais media que atuam como microempreendedores individuais (MEI). A parte mais interessante deste mercado, é a grande demanda existente, independente da forma de atuação. 

 

Dicas para ser um social media

Já deu para ver que o mercado de social media é cheio de oportunidades de negócios. Quanto maior a gama de serviços oferecidos, mais provavelmente você conseguirá atrair mais clientes. Por isso a importância de ser um profissional dinâmico.

 

Estudar nunca será demais, principalmente em um mercado com tanta inovação. Seja por meio de ebooks, apresentações de slides, infográficos, vídeos ou podcasts, a internet está lotada de materiais disponíveis para estudar. Redação, design, marketing digital, um leque de assuntos a serem analisados.

 

Crie o seu portfólio, ainda que seja fictício. Por mais que ainda não tenha trabalhado na área, é importante demonstrar na pratica o que você domina. Plataformas como WordPress ou Google Sites estão disponíveis para expor o seu trabalho.

 

Divulgue seu trabalho nas redes sociais. Se você sabe analisar métricas, planeja muito bem e tem o conhecimento necessário para o trabalho, difunda suas campanhas, seus textos e posts.

 

Pode parecer meio óbvio, mas se o seu trabalho é nas mídias sociais, não existe outro meio para divulgar seu trabalho. Seja no Facebook ou no LinkedIn, crie suas conexões e publique todos os seus materiais.

 

E aí está animado para ser um social media depois de ler tudo isso? É uma função bem trabalhosa, mas que está de portas abertas para quem é dinâmico e curte mesmo as redes sociais.

Add Comment