Marketing de Relacionamento: Tudo O Que Você Precisa Saber Para Ter Sucesso Nessa Área

Já aconteceu de você fazer uma compra em uma loja e a experiência ultrapassar aquele momento? Tanto que você decide comprar outros itens ou sempre que pode indica essa marca para alguém? Essa marca pode ter empregado muito bem o Marketing de Relacionamento. 

Podem parecer questionáveis essas tentativas e estratégias de manter o cliente próximo, criar um vínculo. Mas na verdade, para ambas as partes, a proporção certa do marketing de relacionamento traz muito bons frutos. 

Nesse artigo quero apresentar para você o que é o marketing de relacionamento, a sua função, porque e como adotá-lo, como usá-lo e algumas dicas sobre ferramenta poderosa. 

 

O que é Marketing de Relacionamento?

O Marketing de relacionamento reúne uma série de estratégias que envolvem construção de marca, fidelização de clientes, disseminação da marca e criação de autoridade no mercado.

Para além de obter clientes, o objetivo dessa técnica é conquistar clientes que “vestem a camisa” e divulgadores das boas experiências com a empresa. Ao criar um relacionamento com os consumidores, será bem mais real se tornar referência entre eles.  

Para empregá-lo, no entanto, e ter bons resultados é importante realizar um bom planejamento, assim conhecer muito bem sua base de clientes. Uma maneira de obter essas informações é por meio de software para gestão comercial, pesquisas de satisfação, entre outras ações.

Para que serve o marketing de relacionamento?

A meta do Marketing de relacionamento é criar fãs por meio do oferecimento de uma experiência única e inesquecível. A questão do planejamento entra em ação para possibilitar um vínculo progressivo e assíduo. Desta forma, é necessário pensar sempre em longo prazo. 

Mais do que gerar novos clientes fiéis, é criar uma relação mútua com os consumidores, onde ambos saem ganhando. Além de surpreender e responder melhor os clientes, a capacidade de receber um feedback mais produtivo é muito maior e eficiente. 

Quanto mais o cliente se aproximar da sua marca, entender o que significa e como funciona, mais rápida a conexão. Dessa forma, ele saberá que encontrou o melhor opção e solução, e assim o valor da sua empresa é ainda maior

 

Porque adotar o Marketing de Relacionamento?

O Marketing de relacionamento tem atiçado cada vez mais o mercado competitivo. Essas estratégias diminuem e muito o grande vão existente entre as marcas e o público, tornando essa união mais rica. 

Ao oferecer mais do que uma compra ou um serviço, sua intenção deve desenvolver um relacionamento com o cliente. Este momento de contato se estende por mais tempo, caso a experiência do cliente seja agradável. 

Com criatividade, originalidade e competência vai ser muito mais fácil transformar um cliente em um potencial fã fiel. Mas nem só de bom atendimento se vive um consumidor, investimento e tempo serão essenciais para manter essa conexão. 

Por isso o segredo é: conhecer seu cliente. Dessa maneira, atendê-lo de forma personalizada, realizar seus desejos e tirar dúvidas. Além disso, sempre que extrapole as expectativas e busque detalhes que nem ele mesmo ainda tenha percebido. 

 

 Como implantar o Marketing de Relacionamento?

A internet e a tecnologia serão suas grandes aliadas para se aproximar do público. Técnicas como o Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo serão a chave para isso. Além de ferramentas como blog, mídias sociais e Email Marketing, assim como ações off-line. 

Agora, vamos explicar um pouco mais das formas de aplicar o Marketing de Relacionamento:

Conheça seu público

Se você não conhece seu público, não terá como saber que tipo de experiência ele deseja ou gosta na sua marca. Por isso é importante pesquisar, criar uma base de dados sobre quem consome seus produtos ou serviços. 

Com seus dados, crie as personas da sua empresa, isto é, personificações dos melhores clientes da sua empresa. Dessa maneira, o centro da sua atenção será a relação com esse público-alvo, buscando a conquista deste. 

Cativando essa audiência, buscando informações estratégicas sobre ela e com os dados sempre atualizados, esse processo será mais eficiente. Por meio dos dados obtidos é que você vai criar ações para fidelizar seus clientes. Além disso, vai identificar o público mais assíduo e mais lucrativo

É a partir desse momento que se inicia as ações o acompanhamento personalizado e contatos mais assertivos. 

 

E-mail Marketing 

Umas das maneiras mais eficientes e desenvolvidas nessa técnica é o Email Marketing. Através da identificação do cliente, será mais fácil e oportuno criar um plano de Marketing de Relacionamento. Assim, em e-mails personalizados, você poderá enviar conteúdo como:

 

  • Ofertas de produtos diferenciados
  • Cumprimenta-lo por datas especiais
  • Elaborar pesquisas de satisfação com a marca
  • Programas de descontos e prêmios

 

Além disso, é possível trabalhar também com programas de fidelização no Marketing de Relacionamento. Resumidamente, trata-se de oferecer benefícios que faça o cliente preferir o seu serviço ou produto ao da concorrência. 

 

Redes Sociais 

Qualquer dono de empresa já entendeu o poder das redes sociais para conquistar clientes, mas talvez nem todos as usem para mantê-los. São um importante meio de relacionamento bom com o público. 

Utilizar o Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram e outros já se tornou obrigatório entre as marcas que querem alcançar clientes. Mas acima de tudo, se configurou um portal de Marketing de Relacionamento. 

As redes sociais são uma maneira de mandar uma mensagem aos consumidores, conquistar novos públicos. Pela agilidade e rapidez, as redes sociais, no entanto, podem ser negativas. Sem planejamento, ações inteiras podem ir por água abaixo e prejudicar a empresa. 

Apesar do grande alcance das redes sociais, isso não quer dizer que os conteúdos devem ser generalizados. Assim como o e-mail marketing, é possível enviar ofertas e materiais especiais e personalizados que gerem valor. Obviamente é muito importante entender o perfil de rede social e conteúdo

O Facebook e o LinkedIn possuem um público muito diferente daquele que utiliza o Twitter ou o Instagram. Cada rede social um público, um conteúdo e uma mensagem a ser enviada, uma estratégia a ser criada. 

Assim como todo o conjunto de estratégias do Marketing de Relacionamento, é interessante criar um planejamento para não fugir do controle. Planeje posts diários e responda de forma rápida e eficiente as dúvidas dos clientes. Produza entretenimento para seu público com enquetes e vídeos. 

Clique Aqui Para Saber Mais

Dicas para um Marketing de Relacionamento de Sucesso

O conjunto de estratégias de Marketing de Relacionamento podem ser encarados como um relacionamento entre duas pessoas. O equilíbrio deve ser a palavra-chave, exageros e ausência não vão fidelizar seus clientes. A continuidade e a frequência de mensagens precisam ser pensadas e planejadas.

Como já deve ter percebido, os frutos colhidos são ótimos, mas para isso há um processo trabalhoso no Marketing de Relacionamento. Mas aí vai uma outra dica essencial, monitore seus processos e resultados

Sabe aquela sensação de uma caixa de e-mail ou suas redes sociais lotadas de propagandas? Então, se te deu agonia, imagine o seu cliente que você quer conquistar. Faça testes e monitoramentos de todas suas campanhas de marketing de relacionamento e realize nos ajustes necessários. 

Pensando nisso, também é importante entender o lado do cliente e ouvi-lo acima de tudo. Crie canais específicos para que seus consumidores consigam entrar em contato e expor suas opiniões e reclamações. Entra em ação o famoso Reclama Aqui, que muitas empresas desprezam. 

Outra medida é: menos burocracia, mais respostas rápidas e eficientes. Entenda que esse espaço de contato é um dos meios que mais causam impacto na vida do cliente. Quanto melhor o impacto, melhor a experiência do público e mais probabilidade de fidelização.

Espero que o artigo tenha tirado suas dúvidas sobre marketing de relacionamento e agora você consiga entender como aplicá-lo para sua empresa.

Add Comment